Dor de Dentes

0

As medidas tomadas dependem do tipo de dor, que pode associar-se a tumefação, sinal de abcesso dentário ou gengival ou por outras causas que requerem identificação.

No alívio da dor recomenda-se a administração de um analgésico, anti-inflamatório seguido de consulta médica. A aplicação de gelo local pode também aliviar a dor.

Na dor de dentes os analgésicos não possuem grande efetividade e o doente deve ser observado pelo especialista dado que pode significar uma situação do tipo cárie grave, pulpite, artrite dos ligamentos com o tecido periodontal que requerem intervenção médica.

Para prevenir a dor deve manter-se os dentes e as gengivas saudáveis através de uma boa higiene oral, escovando-os e utilizando o fio dentário após a ingestão de alimentos ou 2-3 vezes ao dia. Evitar muitas refeições diárias e alimentos açucarados também contribui para a saúde dentária.

O tratamento passa pela consulta ao médico, mas entretanto há medidas que podem auxiliar, tais como:

  • Evitar bebidas e alimentos quentes, frias ou doces;
  • Analgésicos como o paracetamol ou ibuprofeno ajudam a aliviar a dor mas não tratam a inflamação pelo que não dispensam a consulta médica;
  • Água salgada morna (1 colher de chá numa chávena) pode ajudar.

Prof. Doutora Maria Augusta Soares

As informações e conselhos disponibilizados no Consultório Digital, não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Partilhe.

Deixe o seu comentário