Tudo sobre o Glúten

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Actualmente existem diversos espaços em que vendem e servem refeições e alimentos sem glúten, e mais que uma intolerância, os alimentos sem glúten são uma melhoria no seu bem-estar.

Glúten é uma proteína encontrada em diversos cereais como o trigo, aveia e centeio. A intolerância ao glúten é uma das intolerâncias frequentes encontradas, dai o mercado dos produtos sem glúten estar cada vez mais presente nos mercados. A ingestão de alimentos com glúten é perigoso para doentes celíacos, pois estes alimentos quando ingeridos neste tipo de doentes provoca os seguintes sintomas:

  • diarreia;
  • dor;
  • inchaço abdominal.

Em muitas dietas, segue-se um regime sem glúten, não é somente dedicado a paciente celíacos. Estas dietas usam produtos sem glúten, não por o glúten concretamente engordar, pois ele é uma proteína, mas por ele estar nos diversos alimentos calóricos e não saudáveis, dai ao tirar o glúten está a melhor a qualidade da sua alimentação diária e está regular o seu peso.

Causas da intolerância ao glúten
  • genéticas;
  • permeabilidade intestinal alterada.

Glúten na alimentação do bebé

Entre os 4 e os 6 meses de vida do bebé, deve ser introduzida alimentação com glúten, pois o contacto antes ou posterior a esse período têm mais probabilidade de desenvolver as seguintes patologias:

  • celíaca;
  • diabetes tipo 1;
  • alergia ao trigo.

A inserção nas refeições do bebe com glúten deve ser gradual, desde o período de amamentação, nesta fase deve ter atenção redobrada a sintomas como barriga inchada, diarreia e emagrecimento. No caso de aparecer estes sintomas deve pedir ao seu pediatra testes para intolerância ao glúten

Sintomas de intolerância ao glúten:

  • Diarreia frequente, de 3 a 4 vezes ao dia, com grande volume de fezes;
  • Vómito persistente;
  • Perda do apetite;
  • Emagrecimento sem causa aparente;
  • Dor abdominal;
  • Abdómen inchado;
  • Palidez;
  • Anemia ferropriva;
  • Diminuição da massa muscular.

Sintomas da patologia celiaca

  • Vómito;
  • Barriga inchada;
  • Emagrecimento;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia frequente;
  • Irritabilidade ou apatia;
  • Evacuação grandes e volumosas de fezes pálidas e muito mal cheirosas.

Alimentos com glúten

O glúten pode ser encontrado em alimentos feitos a partir de:

  • Trigo;
  • Cevada;
  • Centeio;
  • Aveia.

Sem ser os produtos classificados como “sem glúten”, normalmente estão presentes nos seguintes produtos:

  • Bolachas;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Pão;
  • Cervejas;
  • Massas com farinha de trigo.

Grande parte dos alimentos contêm glúten, o que faz que seja consumido em muitas quantidades, as dietas que se baseiam em alimentos sem glúten melhoram o fluxo intestinal e revelam uma perca de peso.

 Alimentos sem glúten

  • Frutas e vegetais;
  • Arroz e seus derivados;
  • Milho e seus derivados;
  • Fécula de batata;
  • Carnes e peixes;
  • Açúcar, chocolate, cacau, gelatinas;
  • Sal;
  • Óleos, azeite e margarinas.

Refeições ou produtos feitos com estes alimentos, podem ser consumidos numa dieta sem glúten. Preste atenção aos rótulos dos produtos e procure alimentos que digam “sem glúten” ou “gluten free”  se está a iniciar uma dieta sem glúten.

O peixe é um fonte de proteína muito rica, o atum é rico em proteínas de alta qualidade e contem nutrientes importantes para uma boa dieta, como o ómega 3 que também contribui para a saúde do seu coração.

Muitas dietas baseiam-se na substituição de carnes vermelhas pelo consumo de peixe fresco, este facto contribui para a prevenção de problemas cardiovasculares.

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