10 Formas de conseguir uma alimentação saudável

0

Uma alimentação saudável é uma das chaves da longevidade e um segredos para ter qualidade de vida. A escolha de alimentos com elevadas gorduras saturas como o sódio e açucares, desperta o desenvolvimento de causas de diversas patologias como o enfarte, derrame, hipertensão, obesidade, diabetes entre outras.

A melhor maneira de começar a ter uma alimentação saudável é criar hábitos, são chaves para o desenvolvimento do seu organismo.

1 – Não salte refeições

Não passar períodos longos de tempo sem comer, fazendo pequenos lanches entre refeições. Quando restringe energia ao metabolismo, este torna-se mais lento e dificulta a perca de peso. Para ter uma alimentação saudável deve evitar compensar as horas sem comer nas grandes refeições, crie hábitos de comer pequenas quantidades entre refeições principais.

2 – Escolha alimentos naturais

Escolha alimentos naturais para as sua refeições, evite muitos produtos industrializados. Caso beba refrigerantes de fruta, opte por os fazer com frutas naturais. Os alimentos processados contêm elevadas quantidades de corantes e conservantes e combinam altas quantidades de sódio. Se comer massa processada, escolha fazer um molho natural caseiro. Estes hábitos de alimentação saudável ajudam a regularizar o seu organismo.

3 – Pare para comer

Escolha um ambiente tranquilo sem pressa para desfrutar da sua refeição. Um bom local para comer devagar, faz com que se sinta saciado mais rapidamente, o que faz evitar ingerir grandes quantidades de comida. Evite comer enquanto vê televisão ou computador, pois faz com que perca a noção das quantidades de comida que ingeriu.

4 – Coma de tudo um pouco

Nenhum alimento é proibido para ter uma alimentação saudável, excepto se necessitar de uma dieta restrita, como diabetes ou doença celíaca. Os pratos para ter uma alimentação saudável não são só os conhecidos pratos de saladas. Para ter fibras, minerais, vitaminas e proteínas opte por uma refeição diversificada, como o famoso “prato colorido”.

5 – Mantenha-se persistente

Fazer alterações à rotina é um processo, não é de um dia para o outro. Tal como mudar e adequar a sua rotina alimentar a uma alimentação saudável. Aproveite para experimentar alimentos naturais que nunca provou, se calhar até gosta imenso deles. Mantenha-se persistente e em criar hábitos de uma alimentação saudável.


6 – Mantenha-se hidratada

 Por volta de oito copos de água todos os dias é o que deve registar no seu hábito para ter uma alimentação saudável. A água para além de colaborar na hidratação da pele é um meio de transporte de algumas vitaminas. Facilita a disposição corporal para o quotidiano.

6 – Escolha fruta

Laranjas, maçãs, pêras, melancia, tangerina entre outras, consuma 3 a 5 porções todos os dias, utilize para comer entre refeições ou as misture nas refeições, são fontes naturais de vitaminas, minerais e fibras. Ajudam-lhe no bom funcionamento do intestino e no metabolismo, continua activo mesmo entre refeições.

7 – Acabe com o açúcar

Produtos alimentares com elevadas quantidades de açúcar refinado possuem altos índices de glicose, que por sua vez aumentam os índices de glicemia do corpo. Este processo além de acelerar o envelhecimento, aumenta a flacidez.

Existem adoçantes naturais como a sucralose, não possui calorias e a stevia, que deriva de uma planta.

8 – Escolha alimentos fontes de antioxidantes

As substâncias antioxidantes previne a oxidação das células. Estes por sua vez previnem o aparecimentos de tumores, envelhecimento, entre outras patologias.

Alguns alimentos ricos em antioxidantes são

  • tomate,
  • goiaba,
  • romã,
  • cenoura,
  • abóbora,
  • manga,
  • açaí,
  • berinjela,
  • uva.

9 – Substitua a farinha

Parte de conseguir uma alimentação saudável é tentar evitar produtos com farinha refinada, como massas, bolos, biscoitos e alimentos processados. Evite e aproveite para caprichar nos temperos da comida com alho, cebola, salsa, manjericão, louro, oregãos, coentros, açafrão entre outros.

10 – Saboreie e Coma

A regra é comer de tudo um pouco, dos vários grupos de alimentos. É tudo uma questão de escolher os alimentos certos, se gostar de cereais, coma, mas opte pelos integrais. Gosta de chocolate, coma, escolha os de stevia. Não podemos evitar as refeições de sensação de bem-estar, podemos é fazer com que elas sejam mais adequadas a uma alimentação saudável.

Fonte

Partilhe.

Deixe o seu comentário