Como cuidar da sua pele

0

A melhor maneira de cuidar da pele é ter uma rotina quotidiana com a sua pele, essencialmente de manhã e antes de dormir.

O nosso dia a dia possui factores que estragam a pele, dai ser necessário cuidar da pele todos os dias. Radiação solar, poluição, fumo de cigarro, mudanças de temperatura e maquilhagem causam envelhecimento e desidratação da pele. Pequenos gestos de rotina podem trazer o equilíbrio à sua pele.

 

6 passos para cuidar da pele:

1- Lave o rosto e tire a maquilhagem

Utilize um sabonete apropriado ao rosto, não utilize o mesmo que usa para o corpo. O sabonete tende a ser mais abrasivo, use uma receita de sabonete próprio para a sua pele ou utilize uma loção de limpeza em gel.

Nada como um bom desmaquilhante ou tónico facial para remover toda a maquilhagem. Antes de dormir ou quando já não quiser estar maquilhada, remova-a.

2- Utilize um creme de limpeza

Um creme de limpeza ajuda a cuidar da pele, removendo as impurezas tanto da maquilhagem como o excesso de oleosidade. Deve utilizar um creme apropriado ao seu tipo de pele e seguir as orientações do produto.

3- Faça uma esfoliação

A esfoliação serve para cuidar da pele agindo na remoção das células mortas, faça uma mascara de esfoliação duas vezes por semana, escolha um produto adequado ao seu tipo de pele. Este tipo de limpeza, deixa a sua pele com mais brilho e livre dos pontos negros. No final da esfoliação lave bem o rosto.

4- Descongestione a área dos olhos

As olheiras de cansaço parecem ser inevitáveis, mas com o cuidar da pele e especialmente desta zona elas reduzem. Após os cuidados de limpeza coloque um saco de chá de camomila gelado sobre cada olho, são necessários dez minutos para haver um aclarar dessa região. Em casos mais severos utilize um creme com vitamina K.

5- Cuidados nas áreas delicadas

Caso possua manchas ou acne tem que fazer tratamentos para cuidar da pele mais específicos. Usufrua da noite para utilizar cremes de prevenção como os das rugas ou flacidez. Muitos cremes devidos ás formulas só devem ser usados quando perante a inexistência de radiação solar. Caso utilize produtos para cuidar da pele deste tipo, não se esqueça de lavar bem o rosto quando acordar para remover este tipo de produto.

6- Hidrate

É um dos principais passos para cuidar da pele, a hidratação da pele, mantém a pele mais jovem. Escolha um produto adequado ao seu tipo de pele e que contenha ingrediente nutritivos, para manter a firmeza das células.

Dicas para cuidar da pele

  • Ao acordar é importante manter a rotina de limpeza da pele e hidratação para cuidar da pele, e não se esqueça de aplicar um filtro solar;
  • Quando dormir, amarre o cabelo, para evitar a transmissão dos óleos do cabelo para a pele;
  • Não saia de casa sem um protector contra a radiação solar para cuidar da pele e dos lábios;
  • Utilize sempre produtos adequados ao seu tipo de pele.

Tipos de pele

Pele seca

É um tipo de pele que descama muito, possui poros pequenos e tende a ter irritações com facilidade e maior tendência a rugas. Para cuidar da pele seca utilize produtos destinados a este tipo de pele. Faça esfoliação de duas em duas semanas.

 Pele normal

Este tipo de pele não é seca nem oleosa, possui uma textura suave e delicada, contudo tende a ficar seca com o passar dos anos. Um hidratante mais leve e liquido é a melhor opção para cuidar da pele.

Pele oleosa

Contém poros mais dilatados e apresenta um aspecto de brilho excessivo. Pessoas com este tipo de pele devem ter atenção ao cuidar da pele devido a serem propícios a desenvolver acne. Utilize produtos sem óleo ou que absorvam o excesso de oleosidade. a esfoliação neste caso deve ser uma vez por semana.

Pele mista

É o tipo de pele mais comum, apresenta-se oleosa na zona T, testa, nariz e queixo, e no resto do rosto é normal ou seco. Existem produtos para cuidar da pele apropriados a este tipo de pele, caso não encontre deve utilizar, produtos para pele oleosa.

Fonte1, Fonte2, Fonte3

Partilhe.

Deixe o seu comentário