As respostas à celulite

0

A celulite surge em 80% das mulheres após os 15 anos. O aspecto de casca de laranja é facilmente reconhecido pelas mulheres. Mas mesmo sendo um tema conhecido por muitas mulheres, ainda existem diversas dúvidas e mitos sobre o a celulite.

As 8 principais questões acerca da celulite

 

1 – Só mulheres acima do peso têm celulite?

Embora a celulite seja mais comum em pessoas acima do peso, o peso não está ligado ao aparecimento da celulite, mas sim à quantidade de gordura corporal. Uma pessoa poder ter mais peso em massa corporal e ter nenhuma ou pouca celulite.

2 – Bebidas com gás podem aumentar a celulite?

Não há uma influência directa com o gás das bebidas, mas a quantidade de calorias e açúcares que os compõem sendo propícios ao aumento de gordura corporal.

As bebidas açucaradas ajudam ao aumento e não são os únicos, cerveja e outros destilados também são. Não necessita de deixar de beber este tipo de bebidas, apenas consumir-las com muita moderação.

3 – Roupas apertadas causam celulite?

As roupas justas evidenciam a celulite, mas o uso deste tipo de roupa pode prejudicar o problema, pois prejudica a circulação das zonas onde estão a apertar.

É importante ter atenção redobrada com as roupas apertadas e de tecido resistente, devido a compressão que estes fazem sobre o corpo.

4 – A celulite pode piorar com o passar dos anos?

Sim, infelizmente o envelhecimento pode acentuar e piorar o problema.

Com o avançar da idade há uma redução da produção hormonas e das células que produzem o colágeno e elastina, estas servem para dar sustentação aos tecidos. Esta redução leva ao aumento da flacidez como a dificuldade da circulação e perca de massa muscular.

A celulite pode aumentar a área e grau, para combater a progressão da celulite mantenha hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, actividades físicas e qualidade de sono.

5 – Cigarro causa ou pode piorar a celulite?

Sim fumar piora a celulite. O tabagismo altera a capacidade do tecido nutrir e interfere na troca de gases e detritos tóxicos. Este processo leva a que a celulite espalhe-se, causando o acumular de gordura numa região do corpo. Juntamente com o sedentarismo e uma alimentação desadequada este processo de expansão vai agravando cada vez mais. Contudo deixando de fumar pode alterar essas modificações.

6 – Homens também têm?

Infelizmente para os homens, este problema não é somente para mulheres, contudo atinge uma minoria dos homens, sendo estimado em 10%. Os lóbulos de gordura nos homens são menores, limitados somente à superfície da pele. As hormonas femininas colaboram no favorecimento da mulher possuir celulite, por isso os homens estão em vantagem.

7 – Ingerir muito sal aumenta celulite?

A resposta é sim. O consumo em excesso de sal aumenta a celulite, devido à retenção de líquidos fruto do excesso de sódio no organismo. Aumentado o inchaço no corpo, piora a aparência da celulite. Mas não pode ser considerado uma causa por si só, apenas é um dos variados factores que causam o acumular de gordura e levanto assim à celulite.

8 – Cintas e bermudas modeladores ajudam a melhorar a celulite?

Apenas servem para iludir, pois estes podem agravar a longo prazo. Pois quando usadas frequentemente causam a flacidez muscular e compressão dos tecidos. Existem tratamentos mais eficazes para a celulite, tais como:

  • laser,
  • radiofrequência,
  • radiação infravermelho,
  • ultrasom estético,
  • drenagem linfática.

 

Fonte

Partilhe.

Deixe o seu comentário